Ensino Religioso - 3º C

 Link fixo para as aulas de ER de cada turma

MEET  3º C


= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = 


22 a 26/02/2021

Atividades - Ensino Religioso

4ª semana


Queridas crianças!

Paz e Bem!

Vamos iniciar a nossa 4ª semana? 

Juntos faremos de nossas aulas momentos muito importantes e gostosos de serem vivenciados.

Após as reflexões sobre o RESPEITO, iniciaremos nossas conversas sobre o "DIFERENTE". 

Vocês podem dizer: 

Mas ninguém é igual a ninguém. Isso é a mais pura verdade, porém vale a pena considerar:

·      Será que paramos para pensar e conversar sobre o que é ser diferente?

·      Será que algumas diferenças não chamam mais atenção do que outras?

·      Será que algumas diferenças não são menos aceitas?

Você vai assistir a um pequeno vídeo que nos ajudará a pensarmos mais sobre isso.


Agora que já assistimos a história da Regina Célia Melo "Uma Joaninha diferente", vamos conversar um pouco?

ATIVIDADES

SÓ PARA CONVERSARMOS

Sobre a história:

1. Qual é a personagem principal da história?

2. Qual é o problema central da história?

3. Qual foi o momento principal na história que levou a joaninha a procurar ajuda do besouro e do pássaro pintor?


PARA FAZER NO CADERNO

Colégio Santa Clara, São Paulo,     de fevereiro de 2021

                                    Paz e bem!

Tema: Diferente todo mundo é.  

1.   Desenhe a parte da história que mais chamou a sua atenção.

2.   Escreva uma frase de encorajamento para a Joaninha Diferente.


______________________________________________________


Continuemos com nossas reflexões sobre a história “Uma joaninha diferente”

ATIVIDADES

SÓ PARA CONVERSARMOS

Sobre o que a história me faz dizer:

1.   Você contou sobre a história da Joaninha Diferente para alguém?

2. Que relação nós podemos fazer entre o RESPEITO e a história da Joaninha Diferente?

3.   O que podemos aprender com a história da Joaninha Diferente?

4.   Quais sentimentos a joaninha pode ter tido?

5.   Se você pudesse, o que você diria para as outras joaninhas?


PARA FAZER NO CADERNO

Colégio Santa Clara, São Paulo,     de fevereiro de 2021

                                    Paz e bem!

Tema: Diferente todo mundo é.  

1.   Desenhe e escreva um outro final para a história da Joaninha Diferente.




= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = 

15 a 19/02/2021 

Atividades - Ensino religioso

3ª semana 

Tema: O poder secreto do respeito

 

Queridas crianças,

Dando continuidade ao tema da aula anterior, nessa semana nós vamos descobrir o poder secreto do respeito, pois a sua função principal é revelar quem somos nós. O respeito marca a vida da gente, demonstra realmente quem somos.

O respeito não mente: o grau de respeito que manifestamos ao conviver com as pessoas revela se estamos agindo de acordo com os ensinamentos de Jesus. Portanto, quem não respeita os pais, professores, amigos e demais pessoas não está seguindo os ensinamentos de Jesus. Quem pensa que destruir a natureza é uma coisa sem importância, fica marcado pelo grau de não respeito que demonstra a essa obra de Deus tão perfeita. Quem maltrata as pessoas fica marcado pela ausência de respeito ao outro. Quem maltrata os animais também fica marcado pelo desrespeito a essas criaturas tão indefesas.

Percebeu? O respeito dá significado para a nossa vida!

Quem cuida bem do seu material escolar demonstra respeito pelo conhecimento. Quem se alimenta de maneira saudável demonstra respeito pelo próprio corpo.  Quem deixa o outro falar e sabe ouvir, sente respeito pelas pessoas.

Devemos respeitar, mas também devemos exigir que os outros nos respeitem. Algumas pessoas às vezes esquecem de respeitar, mas temos que fazer a nossa parte mostrando que respeito é bom e todos merecem.

Agora vamos ver um filme que é uma verdadeira demonstração de respeito pelos outros.







Atividades

1.    Desenhe uma atitude positiva que você percebeu nos personagens do filme.

2.    O que você ensinaria aos personagens que não souberam resolver o conflito de atravessar aquela ponte?

3.    Você concorda que para ser uma pessoa boa é preciso respeitar as normas?

4.    Pergunte aos seus pais se eles estão felizes por ter ensinado você ser uma criança boazinha e respeitosa.

 

A Irmã ama vocês e parabeniza cada um(a), pelo seu comportamento respeitoso para com todas as pessoas da escola.

 

Você me faz muito feliz!!!

Deus te abençoe!

Ir. Sirley Maria




= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = 


8 a 12/02/2021
Atividades - Ensino Religioso
2ª Semana 


Tema: Respeito

Queridas crianças,

É muito importante no início do ano letivo retomarmos alguns valores que contribuem para a amizade entre todos do grupo no decorrer do ano. O Ensino Religioso é uma disciplina que cuida com imenso carinho dos temas relacionados ao bem-estar e o respeito entre as pessoas.

Em primeiro lugar, vamos agradecer a Deus por nos ter criado e colocado no nosso coração a necessidade de respeitar e ser respeitado. 

     Entre todas as criaturas o ser humano é o único que entende e demonstra uma contínua necessidade de conviver harmoniosamente com os demais.

Respeito significa consideração para com a outra pessoa em todos os ambientes que frequentamos. A Bíblia nos ensina que: “Devemos amar e respeitar as pessoas como elas são”, conforme está escrito na 1ª Carta de Pedro, capítulo 2, versículo17.

Em geral, já aprendemos a respeitar os nossos pais, professores e pessoas que cuidam de nós, pessoas que nos respeitam e querem o nosso bem.

No vídeo que vamos ver agora, percebemos que esse assunto é bem mais abrangente do que imaginamos.


Vídeo: Bellinha - “Respeito é bom”



 
Atividades:

1. Agora faça uma lista de atitudes de respeito encontradas no vídeo que acabamos de apresentar.
2. Faça um desenho que demonstre uma boa relação de convivência entre você e os seus coleguinhas aqui na escola.

Eu sei que que você é uma criança muito responsável e caprichosa, por isso, vamos iniciar a próxima aula com a apresentação do seu trabalho de hoje para todo grupo apreciar e aprender com você.
 
Estou com muita saudade de você.
Sei que vamos ter um ano maravilhoso!

Com todo amor,
Ir. Sirley Maria.




= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

28 e 29/01/2021
Atividades - Ensino Religioso
1ª Semana 

Tema: A corrida dos sapinhos (Monteiro Lobato)


Oi crianças lindas!

Sejam bem vindas!

Que bom que vocês chegaram! A presença de vocês alegra a nossa escola. Estamos iniciando uma nova etapa nas aulas de Ensino Religioso! Vamos aprender juntos pois esse ano tudo é diferente, tudo é novo! Como bons amiguinhos de Jesus vamos ter em mente os seguintes princípios: teremos um bom relacionamento com os nossos amigos, com Deus com a família e com a natureza. O Ensino Religioso nos ajudará a descobrir as regras éticas e respeitá-las em prol do bem-estar coletivo.

A Bíblia diz: “Eduque a Criança no caminho que ela deve andar e ela nunca se desviará dele”. O caminho indicado por Deus é o caminho da paz e da solidariedade, e é esse caminho que a sua professora de Ensino Religioso vai mostrar para vocês.

Que pena que por enquanto estaremos distantes, mas logo vamos nos encontrar nos abraçar e aproveitar cada momento de convivência. Durante o trimestre vamos estudar a Campanha da Fraternidade de 2021 cujo tema é: “Cristo é a nossa paz: Do que era dividido fez uma unidade”. O tema nos ajuda a sermos pessoas construtoras da paz, comprometidas com o amor, para construir a unidade e acabar com as divisões.

Nessa primeira aula vamos nos deter na fábula de Monteiro Lobato intitulada: “A corrida dos sapinhos”. Essa fábula é um gênero literário em forma de narrativa que traz muitos benefícios para nós. Lendo o texto com atenção nós vamos descobrir porque apenas um sapinho venceu a competição.

Agora vamos assistir um vídeo prestando atenção no comportamento dos sapinhos, mas vamos descobrir o segredo do sapinho campeão o qual nos dá uma lição de vida. Durante o ano escolar vamos nos lembrar dessa história como ponto de partida para o nosso sucesso escolar.

Vídeo: “A corrida dos sapinhos”.

 

Atividades:

1. O texto trabalha uma modalidade esportiva. Qual é ela?

2. Qual era o objetivo da competição?

3. Quantos sapinhos chegaram ao topo?

4. Se fossemos os torcedores na corrida dos sapinhos, qual seria a nossa atitude?

 

Ilustre a fábula que você acabou de conhecer com um desenho bem bonito.

Que Deus abençoe todos os seus projetos e realizações.

Tenham um ano bençoado! Com amor,

Ir. Sirley Maria



 = = = = = = = = = = = = = = = = = =