22 a 26/02/2021
Atividades - Ensino Religioso
4ª semana
Queridas crianças!
Paz e Bem!
Vamos iniciar a nossa 4ª semana?
Juntos faremos de nossas aulas momentos muito importantes e gostosos de serem vivenciados.
Após as reflexões sobre o RESPEITO, iniciaremos nossas conversas sobre o "DIFERENTE".
Vocês podem dizer:
Mas ninguém é igual a ninguém. Isso é a mais pura verdade, porém vale a pena considerar:
· Será que paramos para pensar e conversar sobre o que é ser diferente?
· Será que algumas diferenças não chamam mais atenção do que outras?
· Será que algumas diferenças não são menos aceitas?
Você vai assistir a um pequeno vídeo que nos ajudará a pensarmos mais sobre isso.
Agora que já assistimos a história da Regina Célia Melo "Uma Joaninha diferente", vamos conversar um pouco?
ATIVIDADES
SÓ PARA CONVERSARMOS
Sobre a história:
1. Qual é a personagem principal da história?
2. Qual é o problema central da história?
3. Qual foi o momento principal na história que levou a joaninha a procurar ajuda do besouro e do pássaro pintor?
PARA FAZER NO CADERNO
Colégio Santa Clara, São Paulo, de fevereiro de 2021
Paz e bem!
Tema: Diferente todo mundo é.
1. Desenhe a parte da história que mais chamou a sua atenção.
2. Escreva uma frase de encorajamento para a Joaninha Diferente.
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Continuemos com nossas reflexões sobre a história “Uma joaninha diferente”
ATIVIDADES
SÓ PARA CONVERSARMOS
Sobre o que a história me faz dizer:
1. Você contou sobre a história da Joaninha Diferente para alguém?
2. Que relação nós podemos fazer entre o RESPEITO e a história da Joaninha Diferente?
3. O que podemos aprender com a história da Joaninha Diferente?
4. Quais sentimentos a joaninha pode ter tido?
5. Se você pudesse, o que você diria para as outras joaninhas?
PARA FAZER NO CADERNO
Colégio Santa Clara, São Paulo, de fevereiro de 2021
Paz e bem!
Tema: Diferente todo mundo é.
1. Desenhe e escreva um outro final para a história da Joaninha Diferente.
15 a 19/02/2021
Atividades - Ensino religioso
3ª semana
Tema: O poder secreto do respeito
Queridas crianças,
Dando continuidade ao tema da aula anterior, nessa semana nós vamos descobrir o poder secreto do respeito, pois a sua função principal é revelar quem somos nós. O respeito marca a vida da gente, demonstra realmente quem somos.
O respeito não mente: o grau de respeito que manifestamos ao conviver com as pessoas revela se estamos agindo de acordo com os ensinamentos de Jesus. Portanto, quem não respeita os pais, professores, amigos e demais pessoas não está seguindo os ensinamentos de Jesus. Quem pensa que destruir a natureza é uma coisa sem importância, fica marcado pelo grau de não respeito que demonstra a essa obra de Deus tão perfeita. Quem maltrata as pessoas fica marcado pela ausência de respeito ao outro. Quem maltrata os animais também fica marcado pelo desrespeito a essas criaturas tão indefesas.
Percebeu? O respeito dá significado para a nossa vida!
Quem cuida bem do seu material escolar demonstra respeito pelo conhecimento. Quem se alimenta de maneira saudável demonstra respeito pelo próprio corpo. Quem deixa o outro falar e sabe ouvir, sente respeito pelas pessoas.
Devemos respeitar, mas também devemos exigir que os outros nos respeitem. Algumas pessoas às vezes esquecem de respeitar, mas temos que fazer a nossa parte mostrando que respeito é bom e todos merecem.
Agora vamos ver um filme que é uma verdadeira demonstração de respeito pelos outros.
Atividades
1. Desenhe uma atitude positiva que você percebeu nos personagens do filme.
2. O que você ensinaria aos personagens que não souberam resolver o conflito de atravessar aquela ponte?
3. Você concorda que para ser uma pessoa boa é preciso respeitar as normas?
4. Pergunte aos seus pais se eles estão felizes por ter ensinado você ser uma criança boazinha e respeitosa.
A Irmã ama vocês e parabeniza cada um(a), pelo seu comportamento respeitoso para com todas as pessoas da escola.
Você me faz muito feliz!!!
Deus te abençoe!
Ir. Sirley Maria
É muito importante no início do ano letivo retomarmos alguns valores que contribuem para a amizade entre todos do grupo no decorrer do ano. O Ensino Religioso é uma disciplina que cuida com imenso carinho dos temas relacionados ao bem-estar e o respeito entre as pessoas.
Em primeiro lugar, vamos agradecer a Deus por nos ter criado e colocado no nosso coração a necessidade de respeitar e ser respeitado.
Respeito significa consideração para com a outra pessoa em todos os ambientes que frequentamos. A Bíblia nos ensina que: “Devemos amar e respeitar as pessoas como elas são”, conforme está escrito na 1ª Carta de Pedro, capítulo 2, versículo17.
Em geral, já aprendemos a respeitar os nossos pais, professores e pessoas que cuidam de nós, pessoas que nos respeitam e querem o nosso bem.
No vídeo que vamos ver agora, percebemos que esse assunto é bem mais abrangente do que imaginamos.
Vídeo: Bellinha - “Respeito é bom”
1. Agora faça uma lista de atitudes de respeito encontradas no vídeo que acabamos de apresentar.
Sei que vamos ter um ano maravilhoso!
Com todo amor,
Ir. Sirley Maria.
Tema: A corrida dos sapinhos (Monteiro Lobato)
Oi crianças lindas!
Sejam bem vindas!
Que bom que vocês chegaram! A
presença de vocês alegra a nossa escola. Estamos iniciando uma nova etapa nas
aulas de Ensino Religioso! Vamos aprender juntos pois esse ano tudo é
diferente, tudo é novo! Como bons amiguinhos de Jesus vamos ter em mente os seguintes
princípios: teremos um bom relacionamento com os nossos amigos, com Deus com a
família e com a natureza. O Ensino Religioso nos ajudará a descobrir as regras
éticas e respeitá-las em prol do bem-estar coletivo.
A Bíblia diz: “Eduque a Criança no
caminho que ela deve andar e ela nunca se desviará dele”. O caminho indicado
por Deus é o caminho da paz e da solidariedade, e é esse caminho que a sua
professora de Ensino Religioso vai mostrar para vocês.
Que pena que por enquanto estaremos
distantes, mas logo vamos nos encontrar nos abraçar e aproveitar cada momento
de convivência. Durante o trimestre vamos estudar a Campanha da Fraternidade de
2021 cujo tema é: “Cristo é a nossa paz: Do que era dividido fez uma unidade”.
O tema nos ajuda a sermos pessoas construtoras da paz, comprometidas com o
amor, para construir a unidade e acabar com as divisões.
Nessa primeira aula vamos nos deter
na fábula de Monteiro Lobato intitulada: “A corrida dos sapinhos”. Essa fábula
é um gênero literário em forma de narrativa que traz muitos benefícios para
nós. Lendo o texto com atenção nós vamos descobrir porque apenas um sapinho
venceu a competição.
Agora vamos assistir um vídeo
prestando atenção no comportamento dos sapinhos, mas vamos descobrir o segredo
do sapinho campeão o qual nos dá uma lição de vida. Durante o ano escolar vamos
nos lembrar dessa história como ponto de partida para o nosso sucesso escolar.
Vídeo: “A corrida dos sapinhos”.
Atividades:
1. O texto trabalha uma modalidade
esportiva. Qual é ela?
2. Qual era o objetivo da
competição?
3. Quantos sapinhos chegaram ao
topo?
4. Se fossemos os torcedores na
corrida dos sapinhos, qual seria a nossa atitude?
Ilustre a fábula que você acabou de
conhecer com um desenho bem bonito.
Que Deus abençoe todos os seus
projetos e realizações.
Tenham um ano bençoado! Com amor,
Ir. Sirley Maria